As aulas remotas ainda continuam e por isso, resolvi deixar aqui 20 dicas importantes no uso das ferramentas Google.
Vou falar sobre extensões do Google Chrome, conexão com outros aplicativos por meio do Google Drive. Além de dicas importantes para potencializar o uso das ferramentas: Documentos, Apresentações e Formulários.
E não podia deixar de falar no uso das ferramentas do Google para a construção de trilhas de aprendizagem, aplicação de metodologias ativas e criação de portfólios digitais.
Continue a leitura e conheça 20 dicas Google para suas aulas remotas!
Dica 1) Extensões Google
As extensões do Google Chrome oferecidas pela Web Store são gratuitas e servem para otimizar o desempenho do navegador e melhorar a usabilidade, trazendo serviços muito úteis.
Durante a sua aula remota é importante usar recursos que facilitem a comunicação e a interação entre você, professor e a sua audiência, ou seja, seus alunos.
Deixo como indicação 3 extensões apropriadas para o uso com o Google Meet e que vão deixar suas aulas remotas mais atraentes e interativas.
1ª) Web Paint é uma extensão que permite desenhar na tela, ou seja, você pode fazer linhas, tracejados, formas e portanto mostrar melhor o que está sendo apresentado ao aluno.
2º) Meet Attendance serve para coletar informações sobre a sua audiência e é bem interessante para fazer a chamada durante a sua aula remota.
3º) Meet Chat Notifier traz maior interação, pois você pode apresentar suas telas, apresentações e ainda ficar sabendo de tudo que acontece no chat durante a sua aula remota. Para que esta extensão funcione bem é necessário ativar as notificações do windows.
Experimente cada uma delas e depois conte aqui nos comentários a sua experiência. Conhece outras extensões bacanas? Deixe aqui também a sua indicação!
Dica 2) Integração Drive e outros aplicativos
Você sabia que existem vários outros aplicativos que estão disponíveis com acesso diretamente pelo Google Drive?
Isso é possível através do G Suite Marketplace que oferece vários aplicativos de qualidade que adicionam funcionalidades e recursos aos aplicativos nativos do Google.
Dá uma navegada por lá para conhecer, é bem fácil. Acesse o seu Google Drive, depois clique no botão “Novo”, depois em “Mais” e finalmente em “Conectar mais apps”.
Pronto! Você já está no G Suite Marketplace. Escolha o aplicativo, clique no mesmo e depois instale. Com esta funcionalidade, qualquer arquivo que for criado nestes aplicativos, os mesmos ficam salvos dentro do seu drive, facilitando a sua organização e gerenciamento.
Dica 3) Documentos e o botão Explorar
Na ferramenta “Documentos” do Google você já usou o botão “Explorar”?
Então, ele fica no canto inferior direito da tela e tem como funcionalidade fazer pesquisas em seus documentos e também na Internet.
Vamos experimentar?
Clique no botão “Explorar”. Digite o que gostaria de ser pesquisado. Veja que aparecem as seguintes abas “WEB”, “IMAGENS” e “DRIVE”. Em cada uma destas abas você encontra links da web, vídeos, imagens e referências em seus arquivos do Drive.
Interessante, não?
Agora é só escolher o que deseja inserir no seu documento, seja navegando pelos links e arquivos no drive. Se o seu interesse for em imagens, é só escolher a desejada e clicar em inserir.
Qual a vantagem?
Quando se está digitando um texto ou elaborando uma atividade, não é necessário sair do documento, ir para uma outra guia para fazer as buscas necessárias. Você consegue fazer tudo isso dentro do próprio documento, agilizando o seu trabalho.
Ah! E no caso de links da web, você pode até fazer a citação do texto copiado, como nota de rodapé. Isso é Google, facilidade no uso da tecnologia.
Dica 4) Complementos para as Ferramentas Google
Você pode instalar complementos nas ferramentas do Google, mas o que é isso?
Os complementos estão disponíveis no G Suite Marketplace e servem para dar mais poder e funcionalidade para as ferramentas do Google. Por exemplo, há complementos para sistemas de aprovação de documentos, assinaturas digitais e edição avançada de imagens para apresentações.
Você pode instalar os complementos ou permitir que seus usuários façam isso. Depois da instalação, um complemento ficará disponível em todos os arquivos do mesmo tipo.
Como eu instalo?
Acesse qualquer documento criado com o Google Documentos e vá até o menu: “Complementos” e depois escolha a opção: “Instalar complementos” .
Vou deixar alguns complementos interessantes para vocês:
- Equation Editor ++: incluir símbolos matemáticos tão importantes para as suas equações, fórmulas e outros.
- Flat for Docs: disponibiliza sinais musicais e pautas para que você possa compor suas músicas.
- Plagium: para a detecção de trechos suspeitos de prática de plágio.
- Templates for Docs: vários templates e formatos de documentos para você usar.
Dá uma procurada no G Suite Marketplace e encontre outros complementos mais aderentes a sua necessidade.
Dica 5) Verificação de plágio em trabalhos
Com o Google Documentos e o complemento “Plagium” fica muito fácil realizar a verificação de supostas práticas de plágio no texto.
Primeiro, você precisa instalar o complemento “Plagium”. Existem outros complementos semelhantes no G Suite Marketplace. Teste alguns deles e decida por aquele que melhor lhe atende.
Este complemento “Plagium” possui uma limitação de uso, pois é um complemento pago, mas é muito útil.
1º) Marque o texto que gostaria que fosse verificada a prática de plágio.
2º) Acesse no menu “Complementos”, o “Plagium” e depois “Verificar seleção”.
3º) Pronto! É só aguardar o término da verificação e analisar se realmente o trecho é ou não plágio de outros textos.
Dica 6) Referências e as notas de rodapé
Durante a edição de algum texto é comum a necessidade de criar referências usando as famosas notas de rodapé. E isso é possível com o Google Documentos? Sim! Claro!
Uma opção e dica importante é usar o botão “Explorar”. Com ele, além de você pesquisar o que gostaria de ser referenciado, você ainda pode criar automaticamente a nota de rodapé.
Ou você pode também usar o recurso acessando o menu “Inserir” e depois “Nota de rodapé”.
A diferença entre um e outro é que o primeiro cria automaticamente a referência. Já o segundo você tem que criar o texto da nota de rodapé.
Dica 7) Correções e feedback em trabalhos
Usando o Google Documentos fica muito fácil fazer correções e dar feedback nos trabalhos dos alunos. Use o recurso de “Sugestões” e “Comentários”!
Com o recurso de “Comentários”, você pode marcar trechos do texto e dar as suas sugestões, atribuir responsabilidades, receber respostas e dialogar com o aluno.
Já com o recurso de “Sugestões”, você faz alterações no texto com o objetivo de melhorá-lo e o aluno pode aceitar ou rejeitar. Trabalhar com o Google Documentos é sim trabalhar colaborativamente, gerando engajamento entre alunos e professores.
Pensa no tanto que é rica uma atividade em grupo em que você pode interagir com o grupo através de sugestões, comentários e ainda atribuir atividades a alunos em específico.
Dica 8) Apresentações com trilhas de aprendizagem
O Google Apresentações é o aplicativo para a criação de slides do Google. Com ele é possível não só criar as suas apresentações para socialização de algum conteúdo como gerar engajamento entre seus alunos através de atividades interativas.
Uma boa opção é produzir com o Google Slides uma trilha de aprendizagem usando algumas extensões e recursos de navegação. Assim sendo, o aluno de posse do material visual irá navegar entre os slides não de uma forma linear, mas sim estruturalmente desenhado para que ele percorra conteúdos e atividades que tenham a intencionalidade de levá-lo a aprendizagem.
Crie o seu slide e adicione interatividade, ou seja, não permita apenas a navegação sequencial e linear. Use os recursos de inserção de links para navegabilidade entre slides e conteúdo. Lance mão dos recursos de animação e transição.
Outra opção é colocar interatividade na trilha de aprendizagem usando extensões que geram engajamento como a “Poll Everywhere for Google Slides” ou “Slido”.
Dica 9) Interação com o Google Apresentações
Usar o Google Apresentações apenas para a exposição de conteúdo pode deixar a sua aula um tanto quanto cansativa.
Já pensou em quebrar o gelo durante a apresentação usando recursos de interatividade, gerando mais engajamento e estimulando a participação?
Então, existem algumas extensões para o Google Apresentações como:
Poll Everywhere for Google Slides:
– Crie ou faça login na sua conta Poll Everywhere.
– Crie as perguntas que gostaria de fazer ao público.
– Incorpore perguntas e pesquisas a sua apresentação.
– Convide a audiência a responder via web ou SMS.
– Observe as respostas no slide em tempo real.
Slido:
📊 Crie nuvens de palavras e outras enquetes enquanto apresenta o conteúdo.
🏆 Que tal uma competição com testes criativos?
🙋♀️ Faça perguntas e ofereça feedbacks instantâneos.
Dica 10) Templates inovadores para o Google Apresentações
Está sem criatividade para criar apresentações incríveis. Já cansou dos templates que vem junto ao Google Apresentações.
Então, existem alguns sites que oferecem templates maravilhosos e que são aderentes a algum propósito de apresentação.
Um deles é o Slides Carnival disponível em https://www.slidescarnival.com/pt-br. Que tal experimentar?
Dica 11) Complementos para o Google Apresentações
Além das extensões para o Google Chrome que funcionam com o Google Apresentações. Existem alguns complementos interessantes para serem usados também com o Google Apresentações:
-Flat for Docs
-Equation Editor ++
-Draw Diagrams
-OrganicLearningResources
-Slides Randomizer
Crie uma nova apresentação, vá até o menu “Complementos” e depois em “Instalar complementos”. Navegue pelo G Suite Marketplace escolhendo os complementos. Instale, avalie e conte aqui nos comentários como foi a sua experiência.
Dica 12) Formulários para além da avaliação
Os formulários do Google são frequentemente utilizados para testes diagnósticos ou somativos, mas o que muitos não sabem é que eles também podem ser úteis na avaliação formativa.
Como assim? Os formulários podem ser usados na criação e elaboração de trilhas de aprendizagem que auxiliam o aluno a percorrer o caminho ideal de aprendizagem fornecendo conteúdos e atividades adequadas ao aprendiz.
Portanto, que tal criar uma trilha de aprendizagem adaptativa usando o Google Formulários?
É bem simples, rascunhe primeiro a trilha de aprendizagem, pensando não em um caminho linear, e sim em ramificações conforme o nível em que o aprendiz se encontra e até mesmo caminhos de retorno aos pontos anteriores. É uma verdadeira teia de aprendizagem.
Depois crie o formulário colocando em cada item de pergunta, alguns objetos de aprendizagem e teste se o conhecimento foi adquirido. Configure cada item de pergunta como “Ir para seção com base na resposta”, ou seja, conforme a resposta concedida pelo aluno neste momento de aprendizagem, você pode levá-lo a outro objeto da trilha, ou retroceder a algum ponto de aprendizagem, ou até mesmo reforçar algo.
Interessante? Gostou da dica? Caso tenha dúvida de como fazer, que tal agendar uma mentoria? Só entrar em contato!
Dica 13) Limitações do Formulários, use a criatividade
Você pode estar entendendo que o Google Formulários tem uma limitação na construção de textos bases para as questões, não é mesmo?
A limitação a que me refiro está relacionada com a formatação do texto base da questão, pois as vezes são exigidas fórmulas matemáticas, destaque de textos, imagens e outros recursos.
Então, não entenda isso como limitação e sim como uma oportunidade de combinar duas ferramentas. Crie o seu texto base no Google Documentos, com todos os recursos textuais desejados. Depois compartilhe o seu documento com as restrições desejadas. No texto da questão no Google Formulários coloque o link de acesso a este texto base.
Caso entenda que o link é muito grande para ser colocado no texto da questão use ferramentas que encurtam links como o bit.ly.
Gostou da dica? Estamos aguardando mais sugestões e comentários!
Dica 14) Formulários e seus complementos
E você deve estar pensando, existem complementos para o Google Formulários? Sim! Existe e atende a alguns propósitos bem interessantes.
O primeiro deles é o formLimiter responsável por configurar automaticamente o Formulários Google para parar de aceitar respostas após um número máximo de respostas, em uma data e hora específicas ou quando uma célula da planilha contém um valor especificado.
Já com o Form Notifications você poderá criar e configurar notificações por email:
- Participantes do formulário – Configurar mensagens que são entregues ao enviar o formulário.
- Proprietários e editores do formulário – configure as mensagens que são entregues a você (como o criador do formulário) ou a outros colaboradores em limites de resposta predeterminados.
Interactive Forms permite que você crie apresentações interativas usando os formulários do Google. A apresentação é atualizada ao vivo pelos participantes a cada envio de resposta pelo Google Formulários.
Dica 15) Google Planilhas
Chegou a hora de falar um pouco sobre o Google Planilhas, ferramenta que te auxilia na gestão de suas atividades docentes.
Você sabia que é possível implementar uma mala direta com o Google Planilhas combinado com o Google Formulários usando o complemento Autocrat?
Flubaroo é um complemento do Google Planilhas que ajuda os educadores a avaliar e analisar rapidamente as tarefas e avaliações on-line, além de compartilhar as pontuações com os alunos!
Dica 16) Google Meet e atividades em grupo
Durante o planejamento de uma aula remota usando o Google Meet se faz necessário dividir a turma em grupos menores para atividades práticas que envolvam a colaboração e compartilhamento.
Isso facilita a comunicação entre professor e os grupos, promove a integração e faz da sua sala de aula remota um espaço ativo de aprendizagem.
Você deve estar pensando que isso não é possível usando o Google Meet, não é mesmo?
Não é verdade! O Google Meet possui algumas extensões que permitem a você professor trabalhar com salas por grupo como:
- Google Meet Plus
- Google Meet Attendees & Breakout Rooms
- Google Meet Breakout Rooms
Dica 17) Aulas remotas e agenda da turma
Vamos dar uma dica muito simples para você agendar as suas aulas remotas e facilitar o acesso ao link do encontro e as gravações. Pois bem, acesse o Google Classroom de sua turma, na aba “Atividades”, e clique no link “Google Agenda”.
Com esta ação, você irá adicionar a agenda desta turma na sua agenda do gmail e portanto facilitará a criação das suas aulas remotas.
Escolha o dia e horário da sua aula remota e clique na agenda para criar. Faça o cadastro de evento recorrente, ou seja, é possível cadastrar uma única agenda para aulas às segundas e quintas, por exemplo.
Clique para gerar o link do Meet, e não se esqueça de escolher para qual agenda de turma será feito este agendamento. E se quiser pode copiar isso para outra agenda também, no caso de turmas conjugadas.
É bem simples, prático, eficiente! Usando o recurso de agendamento como proposto, este evento ficará na agenda do aluno também, facilitando o acesso ao link da aula.
Se você gravar a aula, o link da gravação também irá para a agenda, o que torna o seu acesso mais fácil.
Viu como é fácil controlar as suas aulas remotas usando apenas o Google Agenda?
Dica 18) Google Sites e suas possibilidades
Outra ferramenta muito interessante do G Suite é o Google Sites. Muitos pensam que é uma ferramenta adequada apenas para a criação de sites sem muito envolvimento com o processo de ensino e aprendizagem.
Isso é um grande engano. O Google Sites pode ser usado como ferramenta de acompanhamento e gerenciamento de um portfólio digital em disciplinas que fazem uso da metodologia de aprendizagem baseada em projetos.
Você também pode permitir que seus alunos busquem por objetos de aprendizagem como textos, vídeos, áudios e outros. Ao escolherem esses objetos, você poderá incorporá-los em um Site para que todos possam acompanhar o processo de curadoria de um determinado conteúdo.
Ah! Você como professor pode elaborar verdadeiras unidades de aprendizagem usando estes recursos, fazendo a curadoria de conteúdos, produzindo conteúdos, incorporando arquivos do documentos, planilhas e até mesmo fazendo testes, avaliações e exercícios usando formulários.
E que tal promover a interação e a comunicação usando o Google Sites combinado com o Blogger? Criando fóruns de discussão! Integrando estas discussões em portfólios de projetos ou mesmo em curadoria e/ou produção de conteúdo.
Dica 19) Gamestorming com Jamboard
Gamestorming é um conjunto de práticas para facilitar a inovação no mundo dos negócios e que pode ser usado também na Educação.
Um facilitador lidera um grupo em direção a algum objetivo por meio de um jogo, uma atividade estruturada que fornece espaço para pensar livremente, mesmo de brincadeira.
Portanto, criar ou aplicar um gamestorming pode ser uma atividade bem interessante. Como sugestão que tal usar o Google Jamboard para criar o seu gamestorming.
Existem alguns gamestorming já consolidados, mas você pode criar o seu próprio. Portanto, pense em cada frame como uma fase do jogo, estabelecendo limites, regras e ações. Não deixe de estabelecer objetivos e metas bem claras.
Dica 20) Suporte e novidades do Google
E assim finalizo o post oferecendo 20 dicas importantes para usar com eficiência as ferramentas do Google em suas aulas remotas.
Espero que tenha gostado das dicas. E se você tiver mais alguma dica para oferecer, deixe nos comentários.
E caso você fique com dúvidas em usar alguns dos recursos, use o suporte do Google, pois são públicos todos os tutoriais e orientações sobre a ferramenta. Se procurar no Google alguma coisa com certeza vai encontrar resposta seja através dos canais de suporte oficiais do Google ou em vídeos de amantes da tecnologia.
Agora, quer ficar por dentro das novidades das ferramentas? Acesse o G Suite Releases através do link: https://support.google.com/a/table/7539891.
Mentoria em Ferramentas do Google
Gostaria de contar com uma mentoria especializada em ferramentas do Google? Tornar suas aulas remotas mais atraentes? Organizar melhor a trilha de aprendizagem no Classroom?
Estou oferecendo mentoria a professores e profissionais da educação no uso das ferramentas do Google com intencionalidade pedagógica.
Gostou do nosso material?
Deixe seu contato que irá receber novidades em seu e-mail!
Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”. Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.
Adorei este material muitas informações mas bem explicado.