Aulas Remotas e as Ferramentas do Google

Ainda se discute muito sobre o retorno ou não das aulas presenciais e como isso se daria com os protocolos de segurança. A discussão vai persistir e as escolas deverão se adequar a novos modelos pedagógicos de oferta de seus serviços.

Independente destes modelos, é sabido que as aulas remotas ainda permanecerão por um bom tempo. Então, é importante conhecer um pouco mais sobre os potenciais das ferramentas do Google, ou seja, o G Suite For Education.

Então, fique ligado aqui no nosso post que vamos dar dicas importantes sobre trilhas de aprendizagem em aulas remotas, metodologias ativas, recursos didáticos-pedagógicos e outras ferramentas que você, professor, pode usar em suas aula remotas.

 

Por que usar TICs em sala de Aula? 

O mundo mudou! Cada vez mais o mundo se mostra volátil, incerto, complexo e ambíguo. Portanto, é importante conhecer o potencial das TICs nos processos de ensino e aprendizagem.

Usar TICs em sala de aula, nada mais é do que incluir ferramentas tecnológicas com intencionalidade pedagógica. Nada que um bom planejamento didático-pedagógico não resolva.

Sei que muitas dúvidas surgem neste processo:

  1. Como a tecnologia pode beneficiar o ensino e a aprendizagem?
  2. Por que e como a tecnologia pode apoiar seu trabalho?
  3. Quais as ferramentas estão disponíveis no pacote G Suite for Education? E outras?
  4. Como escolher a ferramenta certa para seu objetivo de aprendizagem?
  5. Como ajudar os alunos a se comportarem de forma responsável online?

Essas e outras perguntas, pretendemos responder aqui neste post. Ficou com alguma dúvida? Pergunte nos comentários. Tem algo a contribuir, conte pra nós aqui nos comentários!

 

Professor, uma vida sem papel!

Bom, quando você salva seus arquivos “na nuvem” com o Google Drive, você resolve os seu problema como o acúmulo de papéis e muito mais!

Além do Google Drive, o G Suite conta com várias ferramentas que podem auxiliar o seu trabalho docente como: Documentos, Apresentações, Formulários, Planilhas, Desenhos, Quadro Branco, Agendas, Anotações e tantos outros.

Quer aprender como usar o Google Drive? Assista a um vídeo tutorial aqui! E o Documentos do Google? Simples! Acesse aqui

Gostaria de fazer uma oficina on-line para aprender melhor a usar esses recursos? Entre em contato conosco!

 

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E as aulas remotas? Qual seria a ferramenta mais adequada no momento? 

Dentre as ferramentas do G Suite a mais adequada é o Google Meet. Com o Google Meet é possível planejar aulas remotas interativas, dinâmicas e até mesmo com o uso de metodologias ativas.

É importante que você professor, estabelece uma trilha de aprendizagem para a aula remota. Se você já está trabalhando no universo de aulas remotas, já deve ter percebido que o tempo de aula é bem diferente, não é mesmo?

Portanto, cada vez mais o planejamento das aulas remotas é importante. Neste sentido, sugerimos o uso da metodologia ROPES para o planejamento de suas aulas remotas.

 

Conhece a metodologia ROPES? 

ROPES é um modelo norte americano, acrônimo de: Review – Overview – Presentation – Exercise – Summary, que em português significa: Revisão – Visão Geral – Apresentação – Exercícios – Resumo.

Resumindo, a metodologia ROPES divide ou quebra em partes pequenas o conhecimento a ser adquirido, e a cada pequena parte devem ser promovidas ações que favoreçam os processos psicológicos de aprendizagem.

Portanto, você deve ao planejar suas aulas remotas, divida o tempo de aula em:

R – (  5 – 10%) revisão geral do conteúdo já trabalhado até o momento;

O – (10 – 15%) visão geral do conteúdo a ser trabalhado durante a aula;

P – (25 – 35%) apresentação e exposição do conteúdo planejado;

E – (35 – 50%) exercícios, atividade práticas, aplicação de alguma metodologia ativa;

S – (  5 – 10%) resumo final, feedback, fechamento e spoiler para a próxima aula.

 

Gostou da metodologia? Quer conhecer mais sobre este assunto? Entre em contato conosco para uma mentoria especializada em design de aprendizagem.

 

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Acha o Google Meet muito seco e com poucos recursos?

Se você considera o Google Meet com poucos recursos é porque você ainda não conhece as extensões. As extensões são recursos que você pode instalar e usar com o Meet promovendo interação e organização.

Conhece a Chrome Web Store? Então, é por lá que você encontra extensões para serem usadas com o Google Meet e outras ferramentas do G Suite.

Algumas indicações de extensões para o Google Meet:

  • Google Meet Grid View
  • Google Meet Plus
  • Google Meet Enhancement Suite
  • Google Meet Attendance
  • Web Paint
  • Visual Effects for Google Meet
  • Nod Reactions for Google Meet

 

Aulas interativas com o Google Meet? 

Isso é possível? Sim! Perfeitamente possível!

Que tal começar sua aula fazendo um brainstorming com seus alunos com o objetivo de diagnosticar o conhecimento prévio sobre determinado assunto? A ferramenta Mentimeter é uma das indicadas.

Já pensou em trabalhar ativamente a resolução de exercícios usando games que promovam o engajamento e a diversão dos alunos? Sugerimos a ferramenta Kahoot

E o trabalho colaborativo? Todas as ferramentas do G Suite permitem atividades colaborativas que levam o aluno ao protagonismo. Experimente!

Que tal criar mapas mentais durante as aulas remotas? Promova a pesquisa e consolide o resultado em estruturas de mapas mentais colaborativos. Use a ferramenta Coggle.it.

Acredita na colaboração? Eu acredito fielmente. Portanto, que tal criar durante a aula remota, murais colaborativos online. Use o Padlet.

Gostou das ferramentas? Quer conhecer mais sobre as mesmas? Entre em contato conosco para uma mentoria especializada em ferramentas tecnológicas a sua intencionalidade pedagógica.

 

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Dificuldades em corrigir atividades com seus alunos remotamente? 

Conhece a ferramenta Jamboard? O Jamboard é um quadro branco no qual o professor pode escanear a atividade a ser corrigida do livro texto, apostila ou simplesmente usar a folha de atividades enviada aos alunos.

De posse da atividade, o professor usa recursos como canetas e apagador, como se estivesse usando o quadro branco de sua sala de aula.

Assista ao vídeo e conheça um pouco de como potencializar a correção de suas atividades. Gostou? Diga aqui nos comentários!

 

Disciplinas da área de exatas, impossível! 

Ah! É impossível explicar este conteúdo remotamente. Tem certeza?

É fato que para ensinar qualquer coisa é necessário levar o aluno a refletir e não somente a transmitir conhecimentos. Como sugestão deixamos aqui o uso do Google Apresentações com recursos de interação e animação.

Quer conhecer melhor? Clique aqui e conheça um exemplo prático. Gostou? Diga aqui nos comentários!

 

Trilhas de Aprendizagem e as Aulas Remotas

Bom, Já vimos muita coisa interessante que pode ser feita para que as aulas remotas usando o Google Meet não fiquem estáticas, conteudistas e desinteressantes.

Tudo vai depender, professor, do seu planejamento!

Que tal combinar o Google Meet com outra ferramenta? Conheça o Quizlet, um modo fácil de praticar e aprender aquilo que você está estudando. Crie para seus alunos, trilhas de aprendizagem sobre qualquer conteúdo curricular. Combine o quizlet com outras ferramentas do Google e use-o com metodologias ativas.

Conheça aqui uma trilha de aprendizagem interessante sobre os planetas do sistema solar. 

 

Os alunos não estão satisfeitos com minhas aulas remotas? 

Como posso melhorar? Simples! Pense em incluir metodologias ativas de aprendizagem ao planejar suas aulas remotas.

Pense que a tecnologia não é, em si, uma solução e sim uma ferramenta que pode auxiliar a chegar em um processo de ensino e aprendizagem mais aderente, eficiente e eficaz.

Vamos focar aqui em metodologias ativas, pois existem as ágeis, imersivas e analíticas. As metodologias ativas apresentam princípios essenciais como o protagonismo do aluno e a colaboração. 

Que tal planejar?

  • estudos de casos em grupo;
  • sala de aula remota invertida;
  • brainstorming;
  • construção colaborativa de mapas mentais e murais;
  • instrução por pares;
  • gamestorming;
  • quiz e 
  • outros games

 

Você ainda pode usar duas ou mais aulas remotas para planejar, aplicar e consolidar o uso de alguma metodologia ativa distribuída em fases de aplicação como  Design Thinking e a aprendizagem baseada em problemas ou projetos.

Leia nosso artigo sobre metodologias ativas de aprendizagem e verifique que não há diferença em usá-las presencialmente ou remotamente. Tudo depende do quanto conhece sobre a metodologia e sua expertise na aplicação da mesma.

 

Google Classroom

O Google Classroom é simples de configurar e como foi desenvolvido com foco específico na educação, há muitos benefícios educacionais ao usá-lo com os alunos. Por exemplo, você pode enviar tarefas específicas para determinados alunos, e não para toda a turma. 

Esse recurso permite que os professores forneçam para os alunos os recursos necessários no momento certo. O Google Classroom também oferece flexibilidade para os trabalhos em grupo. Os professores podem promover a colaboração e atribuir trabalhos para os grupos de alunos para que eles possam trabalhar juntos na realização dos projetos.

O Google Classroom é um ambiente virtual de aprendizagem que permite a comunicação e interação entre os atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Ele não deve ser encarado apenas como um repositório de materiais e atividades. E sim como um local de socialização e apropriação de conhecimentos.

Lance mão de materiais interativos como jogos e quiz e atividades que exijam do aluno pensamento criativo, crítico e reflexivo.

 

Atividades Síncronas & Assíncronas

Neste período de pandemia do COVID-19  e frente a necessidade urgente de reinventar a prática pedagógica, nada melhor do que combinar ambientes síncronos com atividades assíncronas.

Como assim? Use em suas aulas remotas a metodologia da sala de aula invertida, ou seja, inclua no seu planejamento materiais e atividades para a pré-aula, aula e pós-aula.

Portanto, disponibilize para a pré-aula no Google Sala de Aula, elementos disparadores de aprendizagem como vídeos e textos. Já na aula remota faça atividade práticas resgatando conhecimentos e portanto, use o Google Meet. Já falamos aqui sobre sobre a metodologia ROPES e esta é bem aderente ao seu planejamento de aulas remotas. E para a pós-aula, você pode postar atividades colaborativas on-line usando Google Documentos e o Classroom.

O universo do Classroom pode ser expandido por meio do uso de outras tecnologias da informação e comunicação. Que tal promover atividades colaborativas através da construção de mapas mentais?  E um mural on-line sobre um determinado assunto com uma discussão em grupo? Quiz? Construa trilhas de aprendizagem!

O universo Google Classroom te dá uma liberdade de criação, construção, colaboração e compartilhamento de conhecimento.

 

Organização do Google Classroom

A organização do seu ambiente virtual de aprendizagem síncrono é de vital importância. Se você não cuidar desta organização, o seu aluno será levado a desmotivação por não encontrar os materiais e atividades conforme o cronograma de estudos.

Existem várias técnicas para se criar trilhas de aprendizagem que gerem engajamento e motivação. Como exemplo, podemos citar as trilhas construídas a partir:

  • do cronograma de aulas;
  • da metodologia de aprendizagem;
  • do modelo ROPES;
  • da divisão em unidades temáticas;
  • do conteúdo curricular ou
  • das etapas avaliativas.

 

Enfim, o importante é que você dedique um tempo a organizar bem o seu ambiente, colocando cada material e atividade distribuído conforme a trilha de aprendizagem estabelecida.

 

Google Classroom e Gamificação

Que tal transformar a sua disciplina em um jogo de role-play, promovendo a colaboração entre os alunos e encorajando um melhor comportamento?

Isso é possível com o Google Classroom? Claro! Use a ferramenta Classcraft.

Esta ferramenta auxilia o professor a criar experiências de aprendizagem gamificadas. Portanto, Classcraft é um jogo de role-playing on-line gratuito que os professores e os alunos jogar juntos na sala de aula. 

Utiliza muitas das convenções tradicionalmente encontradas nos jogos de hoje, os alunos podem subir de nível, trabalhar em equipe e ganhar poderes que tenham consequências do mundo real. Atuando como uma camada de gamificação em torno de qualquer currículo existente, o jogo transforma a experiência de uma turma ao longo do ano letivo.

A gamificação aumenta a motivação dos alunos através de riscos e recompensas reais, ensina o significado de colaboração colocando os alunos em equipes e interdependentes para seu sucesso e melhora o comportamento em classe gamificando a experiência de aula e tornando o aprendizado divertido!

 

Aprendizagem Adaptativa com o Google Classroom

Já ouviu falar em Aprendizagem adaptativa? Então, esta aprendizagem é um método educacional que utiliza de estratégias que promovem interações de ensino e mediações da aprendizagem de acordo com a necessidades específicas de cada aluno.

Usando o Google Classroom, crie formulários com trilhas de aprendizagem que orienta o aluno e o conduz em um processo adaptativo de aprendizagem. Outra ferramenta interessante para se construir trilhas adaptativas é o Genially. Crie a sua trilha e compartilhe com seus alunos no Google Classroom.

 

Google Classroom & Google Meet

Durante a pandemia do COVID-19 use o Google Classroom combinando com as aulas remotas por meio do Google Meet. Que tal trabalhar com a metodologia da sala de aula invertida?

Disponibilize os materiais e recursos de pré-aula na trilha do Google Classroom. Durante a aula remota trabalhe ativamente com seus alunos, usando várias das ferramentas que já falamos aqui e inclusive fazendo uso da metodologia ROPES (Review – Overview – Presentation – Exercise – Summary). E como pós-aula, coloque atividades que gerem engajamento entre os alunos como trilhas gamificadas ou  adaptativas.

E os outros recursos do Google? Quais você conhece além dos que citamos aqui? Deixe aí nos comentários, mas mesmo assim vou deixar uma listinha para você se divertir:

  • Google Lens
  • Google Earth
  • Science Journal
  • Your Plan, Your Planet

 

Mentoria em Ferramentas do Google

Gostaria de contar com uma mentoria especializada em ferramentas do Google? Tornar suas aulas remotas mais atraentes? Organizar melhor a trilha de aprendizagem no Classroom?⁠

Estou oferecendo mentoria a professores e profissionais da educação no uso das ferramentas do Google com intencionalidade pedagógica.⁠

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Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”.  Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.

 

2 Replies to “Aulas Remotas e as Ferramentas do Google”

  1. LEONARDO BARROS LIARTH says: Responder

    Excelente Ferramenta de Estudo.

  2. Ana Flora Garcia says: Responder

    Excelente!!

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