Uso da “Tecnologia Digital” em sala: por onde começar?

Tecnologia Digital

O uso da tecnologia digital em sala como ferramenta de ensino e aprendizagem será um dos grandes desafios da escola. E por que considero um desafio? Porque os cursos de formação de professores geralmente não incluem em seus currículos temas relacionados a tecnologia digital.

Agora a situação mudou, pois a partir da RESOLUÇÃO Nº 2, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019,  fica instituído as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores para a educação básica. Além de instituir a base nacional comum para a formação inicial de professores da educação básica. 

Com esta resolução fica finalmente implantado um novo marco regulatório na formação inicial em nível superior – cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura.

tecnologia digital em sala

Esta nova resolução também instituiu a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores de educação básica, uma atualização necessária para um alinhamento com a implantação da Base Nacional Comum Curricular da Educação Básica.

É muito importante que a formação de professores esteja alinhada com a BNCC e não só a formação, é preciso encontrar meios de reciclagem por parte dos egressos dos cursos de licenciatura. 

Para que as escolas de formação se adequem a nova resolução tem-se aí um prazo de 3 anos. Enquanto isso vamos entender melhor a competência da cultura digital e já começar a implantá-la na sua escola.

 

BNCC e as Tecnologias Digitais

A BNCC traz a Cultura Digital como uma de suas competências e esta trata exatamente da compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais de informação e comunicação. 

Essa compreensão, uso e criação de tecnologias digitais deve ser realizada de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais. Os alunos deverão, portanto,  aprender a se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo na vida pessoal e coletiva.

Portanto, ao estabelecer esta competência dentro da BNCC reconhece-se que o aluno deve ser capaz de dominar o universo digital. Lembrando que o domínio do universo digital  precisa ser pautado na ética e na total consciência dos impactos da tecnologia na sociedade.

 

Para auxiliar a escola e professores a implantarem a Tecnologia Digital em seu currículo eu sugiro que vocês conheçam dois projetos interessantes:

 

Currículo de Tecnologia e Computação

O CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira) propôs um currículo de tecnologia e computação. Neste currículo, Tecnologia Digital representa o conjunto de conhecimentos relacionados a como funcionam os computadores e suas tecnologias, em especial as redes e a internet. 

 

Assim sendo, dividiu-se a Tecnologia Digital em três grandes eixos:

  • representação de dados: aborda diferentes formas de representar informações no mundo digital;
  • hardware e software:  analisa os computadores quanto ao seu funcionamento e componentes;
  • comunicação e redes: trata dos fundamentos conceituais para compreensão de redes e internet.  

Muitos dos conceitos aqui compreendidos são costumeiramente tratados pela área da computação, como hardware, software, internet, sistemas operacionais, bancos de dados, dentre outros.

 

Representação de Dados

Este conceito trabalha as formas de representar informações que são utilizadas pelo computador, seja para representação de dados textuais ou para sons e imagens, por exemplo. Trabalha também as formas de organização e de recuperação das informações em bancos de dados.

Um exemplo de atividade prática é desenvolver a habilidade de identificar e discutir a presença de códigos em objetos do cotidiano. Com isso pode se perceber na criança se ela é capaz de distinguir diferentes tipos de códigos, como formados por números, formados por números e letras, representados por imagens como o código de barras e QR Codes.

Também é possível trabalhar a percepção de que um código não se repete em objetos que são diferentes (unicidade de um código em uma coleção de objetos).

Que tal as crianças criarem os seus próprios códigos para identificar objetos na sala de aula? E quem sabe também não trabalhar com a criação de QR Codes para links interessantes da Web? É muito fácil criar um QR Code, clique aqui!

 

Hardware e Software

Aborda o funcionamento do computador e de seus componentes, bem como os softwares básicos necessários para seu funcionamento. Considera também a preocupação com fatores humanos para construção de interfaces de sistemas computacionais.

Como atividade prática que tal propor aos alunos a criação de um computador com materiais recicláveis. Depois eles poderiam utilizar ilustrações de ações que o computador realiza (filme, jogo, ligar, desligar, fazer contas etc.). Elas poderiam até brincar de comandar o computador.

É importante também reconhecer os diferentes tipos de dispositivos que se tem hoje e sua capacidade computacional. A história da computação e da evolução dos computadores também pode ser um tema interessante para pesquisa e debate. 

 

E não só trabalhar o conhecimento relacionado ao hardware, mas ao software também, fazendo uso das ferramentas digitais para:

 

Comunicação e Redes

Em Comunicação e Redes são trabalhados os fundamentos conceituais sobre redes e a internet, construindo conhecimentos necessários para compreender como funcionam as redes, quais as tecnologias envolvidas e a importância da segurança da informação e da criptografia.

Bom, para este eixo uma atividade interessante seria compreender o conceito de internet e da transmissão de dados entre computadores. É importante também levar brincadeiras lúdicas para que os alunos entendam a comunicação entre pares como os famosos telefones feito com cordão e copinhos de iogurte.

Outro ponto importante a ser trabalhado com os alunos é a importância da segurança de dados durante a comunicação. Portanto temas como internet segura e segurança de dados devem ser levados em consideração. Acesse a o site de internet segura para crianças e veja o quanto é rico e poderoso instrumento para trabalhar também a cidadania digital um dos eixos da competência da cultura digital

 

Computação Desplugada

Outra iniciativa é a computação desplugada que trata do ensino da ciência da computação sem computador. Portanto uma excelente oportunidade para trabalhar as habilidades exigidas na BNCC sem o uso de computadores.

O projeto disponibiliza uma lista de atividades orientadas, lúdicas e envolventes, tais como:

  • numeração binária,
  • detecção e correção de erros,
  • autômatos finitos,
  • representação de imagens,
  • criptografia e
  • ordenação.

Para entender melhor como usar este projeto deixo aqui o relato de escola uma escola desenvolveu esse projeto e quais foram os resultados obtidos:

Os resultados qualitativos e quantitativos obtidos sugerem que tais atividades auxiliam sobremaneira o aprendizado de conceitos fundamentais sobre a computação.

Do ponto de vista dos instrutores, tais atividades facilitam a transmissão de conhecimento de forma clara e objetiva sem a necessidade de recursos tecnológicos elaborados, propiciando a popularização do conhecimento e das ciências através de sua realização em comunidades carentes e pouco assistidas. 

Além disso, as atividades fortalecem os laços de interação entre alunos e professores, o que reforça a socialização, o diálogo e troca de experiências decorrentes dessas interações.

 

Uso da Tecnologia Digital

Um estudo em 2017 que teve como temática “O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula” ouviu 4 mil professores dos Ensinos Fundamental e Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública de todo o Brasil. 

Este estudo realizado pelo Instituto de Pesquisas DataFolha e pela consultoria Din4mo demonstrou que 55% dos entrevistados utilizam tecnologia regularmente em sala de aula. Porém, disseram que existem alguns fatores limitadores como:

  • poucos equipamentos;
  • internet insuficiente;
  • falta de formação docente adequada.

 

Os docentes relataram que estão sim dispostos a usar a tecnologia. Em contrapartida comentaram que é preciso encontrar ferramentas adequadas ao processo de ensino e aprendizagem.

A tecnologia não pode ser usada simplesmente porque é exigida ou porque é modismo. O uso da tecnologia precisa estar atrelado a uma intencionalidade pedagógica.

 

Será que se fizermos novamente esta pesquisa, o cenário será outro?  Vamos dialogar nos comentários!

E na sua escola como está pensando em implantar o uso das tecnologias digitais?

 

Dicas de uso da Tecnologia Digital em sala

Para usar essas ferramentas é necessário que o professor seja um professor fluente digitalmente. Como contribuição, nós aqui da Fluência Digital preparamos um ebook de presente para você, professor.

Este ebook faz um elo entre as 10 competências gerais da BNCC e exemplos de recursos tecnológicos. E você professor poderá potencializar seu trabalho em sala de aula usando estes recursos.

 

Baixe agora o seu ebook. Basta clicar no botão abaixo. É totalmente gratuito!

 

ebook BCC & Competências Gerais

 

Portanto, coloque sempre em seu planejamento algumas ferramentas digitais. Esse é o caminho a ser seguido, avaliando sempre a eficácia da tecnologia utilizada no processo de ensino e aprendizagem.

 

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Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”.  Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.

 

 

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