Melhorar os resultados da escola com Ensino Híbrido

Ensino híbrido
Melhorar os resultados da escola e gerenciá-la  são atividades desafiadoras. Quem trabalha nesta área sabe: por mais que o planejamento escolar, relacionamento com os pais e cultura organizacional sejam importantes, o foco sempre serão os alunos e o processo de ensino-aprendizagem.

A forma como os professores ensinam varia de acordo com suas preferências. Mas o que fazer quando os resultados indicam que a performance não está de acordo com o esperado pela escola?

Nesse texto, mostraremos como você, gestor/a, pode ajudar seus professores a experimentarem o ensino híbrido, uma metodologia de ensino tendência mundial em educação.

 

Entendendo o Ensino Híbrido

Ensino Híbrido é um modelo de educação formal que se caracteriza por mesclar dois modos de ensino: o on-line, em que o aluno aproveita o potencial de ferramentas on-line, tendo o controle sobre algum elemento do seu estudo na escola ou fora dela, como o tempo, modo o ritmo ou o local; E o off-line, momento na escola em que o aluno estuda em grupo, com o professor ou colegas, valorizando a interação e o aprendizado coletivo e colaborativo.

Nesse sentido, os dois momentos devem buscar um objetivo central em comum, sendo que cada pequena parte desses dois momentos terão características próprias de modo que se conectem, complementem e ofereçam diferentes formas de aprender e ensinar algo.

Modelos de Ensino Híbrido

No Ensino Híbrido existem alguns modelos de ensino que são divididos em duas categorias: os modelos sustentados, que conservam algumas características do ensino considerado tradicional, como: “rotação por estações”, “laboratório rotacional”, “rotação individual” e “sala de aula invertida”; E os modelos disruptivos, que rompem com as características do formato de escola que mais temos hoje, “modelo flex”, “modelo à la carte”, “modelo virtual enriquecido”.

Como o objetivo desse texto é te mostrar como ajudar sua equipe de professores a aplicar o Ensino Híbrido, abordaremos somente os modelos sustentados, por considerarmos mais passíveis de serem aplicados à realidade brasileira.

 

Melhorar os resultados da escola

Para melhorar os resultados da escola é preciso orientar o trabalho da sua equipe. Pensar desde o planejamento, até a análise do desempenho do professor e dos alunos, então, vamos por partes!

 

Auxilie no planejamento do professor

O primeiro passo para qualquer aplicação de uma nova metodologia é o planejamento. Quando o professor estiver preparando sua aula, atente-se a orientar o professor a analisar cada um dos momentos característicos de cada modelo. Então, por exemplo, o que cada aluno ou grupo de alunos estará fazendo em cada momento. Se estarão sozinhos ou em grupo, em atividades de pesquisa, teórica ou prática, em atividades on-line ou off-line. E também, o que o professor estará fazendo em cada um dos momentos. Se estará fixo em uma estação ou livre para circular entre as estações. Enfim, avaliar  a dinâmica da aula como um todo.

Vale lembrar que, como é um experimento, escolher um dos modelos por vez torna mais fácil a dinâmica da sala de aula.

 

Indique ferramentas!

Hoje existem diversas ferramentas no mercado que auxiliam os professores na hora de aplicar o Ensino Híbrido, uma delas é o Sílabe. Um ambiente virtual de aprendizagem que o professor prepara aulas de forma rápida, disponibiliza conteúdos interativos para os alunos e corrige atividades de forma automática, tudo isso de forma gratuita! Para usar as ferramentas aderentes ao ensino híbrido é importante que o professor seja fluente digitalmente.

Participe de algumas aulas

Sim, continue fazendo o trabalho que você já faz! Participar de algumas aulas do professor é fundamental. Ter argumentos concretos na hora de elogiar é positivo. Fazer críticas construtivas sobre os aspectos que podem ser melhorados, em especial a aplicação de uma nova metodologia.

Tenha em mente que, por ser um teste, erros e falhas acontecem. Então, pondere bem as críticas para não desestimular o professor!

 

Ajude na avaliação

Outro processo que o professor, provavelmente, terá dificuldade é o de avaliação. Trabalhar com novas metodologias, trazem consigo novas formas de avaliar o aprendizado dos alunos. Essas novas formas estão pautadas em trabalhos com projetos, portfólio, entre outras. Sendo assim, auxiliar o professor nas primeiras avaliações é fundamental. O professor precisa sentir segurança na hora de estabelecer critérios e atribuir notas ao desempenho dos alunos.

 

Conclusão

Por mais que os modelos sustentados do Ensino Híbrido sejam próximos a uma educação formal. Eles exigem uma mudança de postura dos alunos, do professor e da própria escola em si. Então, é importante ter em mente que os resultados dessa nova dinâmica de ensino não vem de uma hora para a outra. É necessário um tempo de adaptação até que os resultados comecem a aparecer.

Persistência, dedicação, abertura a mudanças, um bom planejamento do professor e posturas abertas dos alunos são fundamentais para o sucesso. Essa metodologia que exigem maior interação com seus colegas, professores e até mesmo com a tecnologia digital.

 

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*Conteúdo produzido pela equipe do Sílabe

 

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