O mercado anseia pelo professor conteudista, pois o ano de 2017 foi marcado por uma flexibilização nas regras da EaD (Educação a Distância) no Brasil para a criação de instituições e polos. Os números colhidos pelo Censo EAD.BR revelaram o quanto essa mudança na regulamentação movimentou o mercado.
Não foi só o aumento da oferta que balançou o mercado, mas o número de alunos que se beneficiam da EAD também aumentou significativamente. O CENSO contabilizou um número recorde de alunos: 7.773.828. Em 2012, havia sido contabilizado o segundo maior número da história: 5.772.466.
No mesmo CENSO quando questionado sobre qualidade na EaD o quesito conteúdos corretos e atualizados se sobressaiu, seguido de professores e tutores qualificados. Esse resultado demonstra claramente a importância da produção de conteúdos para a EaD.
Atualmente no Brasil, dentre as empresas fornecedores de serviços para EaD, destacam-se as de cunho editorial, ou seja trabalham na produção de conteúdos textuais impressos ou digitais e/ou multimídia, seguidas pelas de produção audiovisual e softwares.
Importância
A produção de conteúdos para a EaD é fundamental no processo de ensino e aprendizagem. E mesmo que disponível por meio digital, deve ser produzido de maneira a atrair e manter a atenção do aluno, ou seja, não apenas informando, mas também motivando.
O conteúdo deve ser bem planejamento e levar em conta o perfil do aluno. Outras informações importantes são a duração e o tipo de curso (livre, extensão, graduação entre outros).
Ao produzir um conteúdo para a EaD este deve ser elaborado com assessoria de uma equipe multidisciplinar e que tenham total conhecimento do curso. Podem compor a equipe multidisciplinar, profissionais de educação e designers instrucionais para atingir melhores resultados.
Aumento da Demanda
O modelo de ensino e aprendizagem pautado na EaD pode ser aplicado em diferentes níveis como por exemplo: cursos de capacitação, técnicos, graduação ou pós-graduação. Para que isso seja possível, conta-se hoje com plataforma virtuais de aprendizagem, pois é através destas que há a comunicação e a aprendizagem na EaD.
Ter uma plataforma ou AVA (ambiente virtual de aprendizagem) é importante, mas é apenas uma ferramenta. O que permeia o processo de ensino-aprendizagem é o conteúdo curricular a ser trabalhado. Neste aspecto, este conteúdo precisa ser produzido e alinhado aos objetivos educacionais da disciplina ou do curso. É aí que surgem os professores conteudistas.
Fazendo uma busca rápida no linkedin sobre vagas abertas para “Conteudistas” encontra-se 178 resultados que exigem a habilidade de produção de conteúdos para EaD. Já no Portal Vagas tem-se 314. O salário mediano no Brasil é de R$ 4.275,00.
Além do que empresas como SAGAH, Delinea e VG Educacional que produzem conteúdos para EaD estão constantemente recrutando profissionais.
Como ser um conteudista?
Com o aumento da demanda pela produção de conteúdos para EaD, alguns professores podem se interessar por este universo. E assim, surge a dúvida: como ser um conteudista?
Bom, em primeiro lugar é preciso ficar claro se você tem perfil para a produção de conteúdos. Portanto reflita se inclusão, disseminação da informação e do conhecimento, acesso a fontes de informação, exercícios práticos, mídias digitais, videoaulas, amor por ensinar e aprender, tudo isso junto e misturado, fazem parte do seu dia a dia como professor.
Se descobrir que tem perfil para ser um conteudista, o próximo passo é buscar por um curso de produção de conteúdos para EaD. É importante que neste curso não se discuta somente a linguagem em si, mas também estratégias e ferramentas de apoio a produção autoral.
Depois de se capacitar, é a hora de colocar a mão na massa e começar a produzir. No começo você ficará um pouco preocupado com a quantidade de conteúdo e a qualidade, mas é assim mesmo. Com o tempo e a prática você encontrará o caminho certo.
Como produzir?
Entender o processo de produção de conteúdos para EaD é primordial para o sucesso do professor conteudista. O conteúdo produzido precisa levar ao aluno uma experiência única e inesquecível. A ideia central é que o aluno aprenda com qualidade e praticidade e em qualquer lugar, no horário mais adequado.
Primeiro é importante conhecer o público alvo, ou seja para quem se está produzindo o conteúdo. Conhecendo o seu público alvo, passe para a fase de planejamento deste conteúdo.Depois é só estruturar o curso.
Ao estruturar o curso é importante escolher o formato mais adequado para cada item a ser produzido como se storytelling, game, infográfico, videoaula, apresentações, ebooks, planilhas e outros.
Finalmente é a hora de escolher as ferramentas de apoio a produção dos conteúdos.
Ferramentas de apoio
Para cada tipo de material a ser produzido é importante escolher uma ferramenta adequada. Mesmo que você faça a escolha das ferramentas é importante conhecer os detalhes necessários para a criação do conteúdo na mesma.
Procure sempre por ferramentas que disponibilizam o seu conteúdo totalmente online, pois uma vez produzido, qualquer alteração posterior já é automaticamente refletida nos cursos que fazem uso desse conteúdo.
Uma dica é usar as ferramentas do Google Drive. No Google Drive podem ser criados apresentações, planilhas e ebooks. Além de outros objetos de aprendizagem para compor o conteúdo a ser produzido.
Para a gravação e edição de vídeos existem ferramentas online como o ScreenCastify e outras como Active Presenter.
Já para a produção de infográficos e imagens temos o Canva que é uma ferramenta online e muito intuitiva. Você conhece? Se não, temos aqui no Fluência Digital um curso específico para a produção de infográficos com a ferramenta Canva.
Espero que tenham se alertado, professores!
Frente a este novo cenário temos uma grande oportunidade: PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS PARA EaD
Seja portanto um professor conteudista!
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Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”. Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.