Docente na era da Educação 4.0: desafios e oportunidades

Docente na Educação 4.0

Educação 4.0

Neste post será abordado a discussão sobre a identidade docente na era da Educação 4.0. Quais são os desafios e oportunidades a serem encarados pelos docentes? Atualmente, estamos diariamente em contato com o termo Educação 4.0. O que isso significa? O termo 4.0 remete a quarta revolução industrial proporcionada pela evolução da Internet.

Portanto a Educação 4.0 deve dar respostas às demandas como:

  • conectividade dos sistemas;
  • facilidade de acesso ao conhecimento;
  • uso da inteligência artificial, automatização e robôs;
  • inclusão das novas mídias;
  • análise e interpretação grandes volumes de dados;
  • acompanhamento da velocidade da inovação;
  • desenvolvimento constante de novas habilidades;
  • aprendizagem constante.

 

Assim sendo, não cabe mais aqui o uso apenas dos recursos tecnológicos e sim como usá-los para proporcionar ludicidade, interação, cooperação, bem como o desenvolvimento de competências sócio-emocionais criativas.

Essa transformação vai atingir a nossa vida como um todo. E a escola terá que se adequar. As crianças, já podem aprender tudo o que quiserem, pois a Internet é uma biblioteca de fácil acesso. O conhecimento está a um toque no celular e a um click no navegador. 

Produzir conteúdos já é uma prática constante neste cenário, entre crianças, adolescentes e adultos. Portanto, não mais restrito a um grupo ou entidade. O que cabe aqui é aprender a se reinventar sempre.

Portanto, se torna essencial que as escolas sejam capazes de preparar seus alunos para a instabilidade proporcionada por este novo universo. Focando, assim, em um aprendizado constante para novas profissões e deixando de lado aqueles que se tornarão obsoletos em breve.

 

Identidade Docente

A construção da identidade docente é um fator que contribui para a qualidade da educação. É impossível não considerar a importância do papel docente e de sua formação neste cenário inovador e em constante mudança. Portanto, não devemos pensar apenas em quais habilidades os docentes devem desenvolver na atualidade, mas como ele deve repensar sua prática a partir deste novo cenário.  

Assim sendo, um primeiro passo é encarar a Educação 4.0 como uma oportunidade. A Educação 4.0 vem para transformar o processo de ensino e aprendizagem. O foco agora é mirar seus processos de ensino no “learning by doing”, ou seja “aprender fazendo”

Para trabalhar na perspectiva do “aprender fazendo”, o docente terá que incluir em sua prática os recursos tecnológicos. Além de se atentar às questões pedagógicas e metodológicas. E repensar a sua prática para orientação, mediação e não mais de transmissão do conhecimento. Com isso, o docente se tornará um parceiro do aluno nas suas descobertas. 

Enfim, o docente também se tornará um “Professor 4.0”, pois exercerá vários papéis como o de aprendiz, mediador, orientador, pesquisador, colaborador e cooperador. Além destes papéis, o docente terá que ter além do conhecimento  do conteúdo, o conhecimento pedagógico e tecnológico. Grande o desafio, não? Fique tranquilo, encare os desafios como oportunidades.

 

O Docente e os desafios da Educação 4.0

O docente sempre será o centro de qualquer mudança significativa na educação. Por isso, é necessário uma adaptação a este novo cenário. Essa adaptação se inicia com o domínio do conceito de “Educação 4.0”, das nova metodologias e das tecnologias que apoiam o processo de ensino e aprendizagem.

Considerando que o grande desafio do docente será o aprender enquanto faz, portanto se faz necessário adaptar-se o mais rápido a este novo cenário. E esta adaptação fará parte da rotina, pois o cenário muda constantemente. Vivemos em um momento de constantes mudanças e instabilidade. O mundo atualmente é volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Cada docente deverá encontrar dentro das propostas pedagógicas da escola o seu norte. A escola já tem um, a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) que é um documento normativo que estabelece as competências essenciais aos alunos da educação básica.

Assim, os processos metodológicos deverão caminhar em consonância com essas regras a fim de desenvolver as competências necessárias ao novo cenário.

E como contribuição, nós aqui da Fluência Digital preparamos um ebook de presente para você, professor. Este ebook faz um elo entre as 10 competências gerais da BNCC e exemplos de recursos tecnológicos para potencializar seu trabalho em sala de aula.

 

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Além das exigências legais tem-se as de ordem prática como o olhar que se faz necessário sobre a rotina da sala de aula. Um olhar diferenciado, pois neste aspecto, o docente não poderá encarar mais a sala de aula como um ambiente único de aprendizagem. E nem tão pouco colocar todos os alunos em condições iguais de aprendizagem. 

Coloque sempre em seu planejamento, os pilares da “Educação 4.0” como compartilhar, programar, personalizar, colaborar e gerar dados. Esse é o caminho a ser seguido.

 

O Docente e as oportunidades da Educação 4.0

Neste cenário da Educação 4.0 o docente terá muitas oportunidades de crescimento pessoal e profissional. Não só alunos deverão desenvolver as competências necessárias, mas também os docentes. 

Cada vez mais será necessário fazer o uso de metodologias ativas que colocam o aluno no centro da aprendizagem e o professor no papel de mediador. Várias metodologias ativas integram o ensino online com o offline, e portanto o docente terá que ter fluência digital que é a habilidade de usar recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem. 

Trabalhar com a multidisciplinaridade será rotina, pois é necessário que se faça a integração entre conteúdo, habilidades socioemocionais e tecnologias digitais. Cada vez mais o docente terá que pensar no que o aluno vai aprender, fazer e sentir em cada aula. As aulas terão que ser experiências únicas de aprendizagem.

Com o tempo, o  docente se tornará em um curador de conteúdos e um facilitador da aprendizagem. É preciso entender que o caminho não é mais linear. 

 

Por que temos que nos adaptar?

Em primeiro lugar porque a escola precisa acompanhar as mudanças sociais, econômicas e políticas. 

Além de fatores como:

  • alunos nativos digitais
  • materiais didáticos inovadores
  • metodologias ativas
  • educação 4.0
  • redes sociais
  • laboratórios virtuais
  • pensamento computacional
  • expansão e promoção da EaD
  • nova BNCC

 

Talvez a escola passe a ser um lugar para encontro e compartilhamento de conhecimentos. E quem sabe a personalização da aprendizagem se torne frequente?

O ensino híbrido pode se potencializar cada vez mais integrando o ensino online ao presencial. Enfim, atualmente temos tecnologias e metodologias aderentes a todos estes cenários. Cabe a escola e ao professor encontrar o seu caminho.

 

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Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”.  Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.

 

 

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