Desenho, ou design instrucional, designa a ação sistemática que envolve o planejamento, o desenvolvimento e a utilização de peculiaridades didáticas que facilitem a aprendizagem. De sua ação resultam condições adequadas para a aprendizagem e materiais didáticos que apoiam essa ação.
O que é design instrucional?
O design instrucional na sua forma mais simples é uma metodologia de planejamento educacional, uma referência para produzir uma variedade de materiais educativos adequados às necessidades dos alunos e capazes de garantir a qualidade da educação.
Assim sendo, o termo design está relacionado ao resultado de um processo ou de uma atividade cujos objetivos estão bem definidos (um produto). Já o termo instrução se refere à atividade de ensino na qual utilizamos a comunicação para favorecer a aprendizagem.
Portanto, o design instrucional diz respeito a ação voltada para o ensino que contempla o planejamento, desenvolvimento, implementação e avaliação com a intenção de promover a aprendizagem.
O processo de DI contempla:
- formato do curso;
- abordagem pedagógica;
- análise contextual;
- matriz de design instrucional;
- autoria e/ou curadoria de material didático e
- avaliação.
Por que este tema é importante?
Para criar um curso ou treinamento é importante levar em consideração o público-alvo, ou seja, os alunos. E é através do conhecimento acerca do público-alvo e de seus interesses que um curso é desenhado ou projetado.
Portanto, o design instrucional tem como premissa a criação de cursos que sejam verdadeiras experiências de aprendizagem. E quando um curso é bem projetado, com certeza o seu nível de retenção é maior.
O profissional do design instrucional: designer instrucional
O designer instrucional é o profissional que pensa didaticamente como o conteúdo deve ser organizado de maneira que facilite o estudo pelo aluno, considerando os estilos de aprendizagem e que favoreça ao aluno progredir ou ainda revisar o conteúdo, com liberdade em determinado módulo ou unidade do curso, ou de modo totalmente livre.
Portanto é o profissional responsável por planejar, coordenar, implementar e avaliar cursos.
Quais são os objetivos deste profissional?
- Identificar o público-alvo;
- Delimitar objetivos e
- Realizar a análise contextual.
De que forma estes objetivos são alcançados?
- Delimitando os objetivos de aprendizagem;
- Planejando as instruções do curso ou treinamento;
- Escolhendo e avaliando metodologias e abordagens pedagógicas e
- Produzindo ou realizando a curadoria de material instrucional.
Como avaliar se os objetivos foram atingidos?
- Através de um processo de avaliação;
- Estabelecendo indicadores consistentes e
- Usando técnicas de Learning Analytics.
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Design instrucional na prática
Um dos modelos mais tradicionais para o design instrucional é o ADDIE (análise-desenho-desenvolvimento-implementação-avaliação).
Assim sendo, durante a análise, serão realizados os levantamentos que fornecerão as bases para o sucesso do projeto. Nesse contexto, caberão particularmente os procedimentos visando identificar as necessidades daqueles a quem os recursos se destinam. Para tanto, a caracterização do público-alvo, incluindo-se as formas como seus integrantes aprendem e como lidam com as mídias e tecnologias com as quais manterão contato, deverá ser minuciosamente considerada.
Já na fase de desenho caracteriza-se pelo estabelecimento dos objetivos de aprendizagem e, a partir deles, como serão disponibilizados os conteúdos, as formas de interação, granularidade, atividades, feedback, formas de avaliação, escolha das mídias e tecnologias. Estabelecidos estes parâmetros, chega-se à fase de operacionalização da criação.
Portanto, desenvolver um curso é uma ação que requer cuidados, preparação prévia e especial, atenção às teorias pedagógicas, preparação e concepção do material didático e das atividades avaliativas.
E finalmente, a fase de implementação é justamente articular uma gestão de todas as atividades elencadas no processo de design instrucional e dos atores envolvidos.
Depois de implementado é necessário avaliar e portanto, escolher as estratégias para avaliar a aprendizagem e o curso em geral.
Experiência de Aprendizagem
Uma experiência de aprendizagem significativa é aquela que considera os conhecimentos, habilidades e experiências anteriores. E não só considerar o antes, mas agregar ideias e conceitos novos gerando a aprendizagem significativa.
Então, como facilitar aprendizagem? Faça as seguintes perguntas ao planejar qualquer experiência de aprendizagem:
- O aprendiz está envolvido na solução de problemas reais?
- São ativadas experiências relevantes anteriores?
- Novos conhecimentos e habilidades são demonstrados ao aprendiz?
- Novos conhecimentos ou habilidades são aplicados pelo aprendiz?
- Novos conhecimentos são integrados ao mundo do aprendiz?
Portanto, pense na sua experiência de aprendizagem como algo concreto, reflexivo, abstrato e ativo. E além destes requisitos estabeleça objetivos de aprendizagem realistas e mensuráveis.
Autoria e Curadoria de Conteúdo
Uma das fases do design instrucional está no desenvolvimento da sua matriz de design instrucional. E neste ponto as técnicas para autoria e curadoria de conteúdo.
Ao fazer autoria ou curadoria de conteúdo pense em estratégias como:
- Relevância e Motivação.
- Densidade.
- Linguagem.
- Mídias.
- Apresentação Visual.
Relevância e Motivação
- Enfatize o que deve ser aprendido;
- Evite afastar-se das questões não essenciais;
- Torne o texto relevante;
- Utilize exemplos motivadores e
- Acrescente perguntas que exijam reflexão e desenvolvimento das atividades.
Densidade
- Vá do conhecido para o desconhecido;
- Introduza, cuidadosamente os novos conceitos;
- Acrescente um glossário se for necessário e
- Concretize todos os conceitos através de exemplos específicos.
Linguagem
- Dialógica;
- Fale diretamente com seus estudantes;
- Seja amigável e encorajador;
- Promova o diálogo e
- Envolva os estudantes através de argumentos e desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.
Mídias
- Destaque pontos importantes através de imagens;
- Use mapas conceituais, infográficos e outros;
- Símbolos, ícones, emojis, memes e
- Cuide bem da formatação do texto: tamanho, estilo e outros.
Apresentação Visual
- Utilize paginação;
- Mais é menos e
- Evite o excesso de imagens e mídias.
Na curadoria de conteúdo pense em usar REA (recursos educacionais abertos), materiais destinados ao ensino, aprendizado e pesquisa que são de domínio público ou licenciados de forma aberta, e que podem ser utilizados, modificados e divulgados.
Portanto, ao pensar em estratégia de produção de conteúdo se envolva com objetos de aprendizagem que são recursos digitais, usados para a apoiar a aprendizagem.
Avaliação
Avaliar é uma ação processual de coleta de dados sejam quantitativos ou qualitativos conforme critérios previamente estabelecidos que visam conhecer e aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Portanto, avaliar é preciso!
Pense em uma avaliação sistêmica da aprendizagem. Estabeleça quando, o quê e como avaliar?
Quando? Ao longo do processo de ensino e aprendizagem.
O quê? Avaliar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos.
Como? Por meio de instrumentos diversificados.
Existem vários modelos de avaliação:
- diagnóstica
- somativa
- formativa
Ao avaliar faça um elo entre os objetivos de aprendizagem e o conteúdo trabalho e escolha o modelo de avaliação com o seu respectivo instrumento.
Quais instrumentos escolher?
- provas: teóricas e práticas; escrita e oral;
- seminários (em grupo ou individual);
- trabalhos: pesquisas, relatórios, projetos;
- resumo ou resenha;
- atividades em classe ou online (fóruns e wikis);
- cadernos;
- portfólios;
- diário de aprendizagem;
- participação em aulas ou atividades;
- autoavaliação.
Learning Analytics
O learning analytics é uma técnica para extrair dados de diferentes fontes de dados, compilar este dados, interpretar e analisar. O grande objetivo é melhorar a aprendizagem, obter feedback constante, tratar questões relacionadas a retenção e outras.
Algumas plataformas de aprendizagem já oferecem dashboards com os dados relevantes para que se possa fazer análises assertivas e retroalimentar o processo de ensino e aprendizagem. Estas plataformas permitem detectar estudantes com déficits de aprendizagem e aperfeiçoar ou desenvolver novos modelos pedagógicos.
Conclusão
Concluímos que o DI é definido como um processo de identificação de problemas de aprendizagem e, conseqüentemente, o desenho, implementação e acompanhamento das soluções arquitetadas para este problema.
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O curso foi todo desenhado tendo como base a metodologia de aprendizagem baseada em projetos. Portanto, ao concluí-lo, você terá o seu próprio curso ou treinamento totalmente projetado e implementado para lançá-lo em uma plataforma de marketing e venda de cursos.
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Leandra Mendes do Vale é graduada em “Ciência da Computação”, especialista em “Desenvolvimento JAVA” e em “Educação a Distância” e mestre em “Engenharia Elétrica”. Tem experiência na área de gestão acadêmica e desenvolvimento de software. Atualmente é Diretora de TI na LS Informática, professora e coordenadora da EaD do IMEPAC Araguari.
Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
trabalho!
Gostei muito.
um grande abraço!!!