Educação 4.0 Neste post será abordado a discussão sobre a identidade docente na era da Educação 4.0. Quais são os desafios e oportunidades a serem encarados pelos docentes? Atualmente, estamos diariamente em contato com o termo Educação 4.0. O que isso significa? O termo 4.0 remete a quarta revolução industrial proporcionada pela evolução da Internet. […]
Melhorar os resultados da escola com Ensino Híbrido
Melhorar os resultados da escola e gerenciá-la são atividades desafiadoras. Quem trabalha nesta área sabe: por mais que o planejamento escolar, relacionamento com os pais e cultura organizacional sejam importantes, o foco sempre serão os alunos e o processo de ensino-aprendizagem. A forma como os professores ensinam varia de acordo com suas preferências. Mas o que fazer quando […]
Como ser um professor conteudista?
O mercado anseia pelo professor conteudista, pois o ano de 2017 foi marcado por uma flexibilização nas regras da EaD (Educação a Distância) no Brasil para a criação de instituições e polos. Os números colhidos pelo Censo EAD.BR revelaram o quanto essa mudança na regulamentação movimentou o mercado. Não foi só o aumento da oferta […]
Uso de games em sala de aula
O uso de games em sala de aula é um assunto bastante debatido entre os educadores. É necessário refletir sobre quando usar ou não um game, pois este deve ser considerado um objeto digital de aprendizagem. Portanto, um game é um recurso que apóia a prática pedagógica dentro e fora da sala de aula. Os […]
Qual a importância da fluência digital para o professor?
Você sabe o que é e qual a importância da fluência digital para o professor? O mundo moderno exige o desenvolvimento da habilidade da fluência digital. Isso se deve ao fato de que os recursos tecnológicos estão inseridos no cotidiano profissional e íntimo de cada pessoa. Neste cenário é importante saber empregar as ferramentas digitais […]
Comunicação e Aprendizagem na EAD
A relação entre a comunicação e aprendizagem na EaD deve ser levada em consideração em função da evolução da tecnologia. A evolução das novas tecnologias da informação e da comunicação (NTICs) impulsionou o aperfeiçoamento da Educação a Distância (EaD). As TICs viabilizaram a comunicação entre os agentes do processo de ensino-aprendizagem. A comunicação, quando realizada […]